
Guia de primeiros passos para implementar o RPA no seu e-commerce
Para a implementação do RPA no e-commerce, diversos fatores devem ser considerados, mas não pense que automação é um bicho de sete cabeças. Quando falamos do uso de robôs no trabalho, muitas pessoas temem que as máquinas irão substituir os humanos. Mas o RPA é uma força de trabalho digital que vem para eliminar processos manuais e repetitivos e ajudar a reduzir custos.
Em estudo feito pela Dimensional Research e colaboração com a Rimini Street, aponta que mundialmente 71% dos líderes financeiros acreditam que a transformação digital é fundamental para o sucesso das suas empresas. Enquanto o estudo da Gartner indica que cerca de 30% de Conselhos Administrativos possuem a automação de processos como prioridade estratégica.
No e-commerce, o RPA pode facilitar diversas etapas do processo operacional. Desde o recebimento dos produtos até a expedição dos pedidos. Se você pensa em tirar do papel a ideia de implementar o RPA em seu e-commerce, veja abaixo os primeiros passos para trazer a tecnologia para seu negócio.
Os primeiros passos para implementar a solução em seu negócio
Para tirar a ideia do papel existem alguns passos que você precisa ponderar para analisar se o RPA pode agregar ao seu negócio. Ter a consciência do que a tecnologia pode entregar e como o sistema está estruturado é vital para a implementação.
- Consciência
A consciência é o primeiro passo para a implementação da solução tecnológica. Você precisa entender como o RPA funciona e como ele pode ajudar a sua empresa de forma geral. Para isso, você pode encontrar conteúdos em nosso blog que ajudam a explicar o que é RPA e como ele pode funcionar em sua empresa.
- Estruturação
O robô precisa entender os processos que vai otimizar, para isso, é necessário estruturar todo o processo, desde a solicitação do pedido até o seu envio. Essa parte é fundamental para que a automação se torne eficiente e alcance o que é esperado.
A estruturação serve como base de comparação entre projeto A e B, assim, em uma primeira fase o processo é mapeado, analisando como ele funciona e como o robô irá operar a solução.
- Testes e tempo de transição
Após o mapeamento e desenvolvimento do processo que será executado pelo robô, começam os testes. Eles são realizados em ambiente controlado que simulam as tarefas exigidas pela empresa. Após isso, acontece a audição da empresa que analisa se o robô está fazendo o que foi projetado..
Feito isso, os testes acontecem diretamente no sistema. Nessa etapa, os primeiros dias são essenciais para o feedback sobre a solução. No campo de trabalho pode haver mudanças de demandas e outras especificações que não foram alinhadas antes do desenvolvimento. Mas esses pequenos ajustes podem ocorrer já com o RPA implementado dentro do processo.
O tempo para a transição do processo manual para o automatizado pode variar de acordo com o processo. Em tarefas que serão realizadas todos os dias, o tempo de transição será menor, porque existe uma janela maior para testes e utilização. Já para casos em que será utilizado esporadicamente, o tempo para transição será maior, por ter uma janela menor para testes e utilização.
- Tarefas
Como definir quais tarefas a serem automatizadas no seu e-commerce? Praticamente todas as tarefas que são repetitivas podem ser automatizadas. Basta uma análise de tarefas que possuem alta demanda de tempo e volume e que são maçantes e repetitivas.
O que o RPA pode proporcionar ao e-commerce?
O RPA pode proporcionar uma transformação no processo operacional do e-commerce, trazendo mais agilidade e precisão para empresa e para o colaborador.
O RPA pode facilitar a administração de notas fiscais dentro do e-commerce. Sabemos que a quantidade de notas fiscais que as lojas lidam durante o mês é alta. A automação de processos pode ajudar no recebimento e na expedição delas. A tecnologia evita a burocracia de importação e cadastro manual de notas no sistema, reduzindo o tempo do processo para apenas 10 segundos. Veja como o RPA pode facilitar o lançamento de notas no SAP.
Além das notas fiscais, o robô pode auxiliar no fluxo de pedidos, atuando em conjunto com SAP ou outro ERP, tornando o recebimento e a expedição de pedidos padronizados. O RPA possui a capacidade de receber pedidos 24 horas por dia, sete dias por semana, resultando em um processo sem gargalos e proativo. O fluxo de pedidos por ser transformado pelo RPA, veja mais em nosso blog.
Apesar da tecnologia envolvida, as plataformas de CRM e ERP ainda possuem uma demanda de trabalho manual e repetitiva. O RPA pode automatizar processos dentro do CRM e ERP, auxiliando seu colaborador na hora de auditar, pesquisar e cadastrar dados dos clientes. A tecnologia ainda possui o poder de integrar o CRM com o ERP de expedição de pedidos. Confira 8 exemplos de processos que podem ser automatizados dentro do SAP em nosso e-book.
As tarefas repetitivas consomem boa parte da jornada de trabalho do seu colaborador. Com o RPA, o colaborador ganha autonomia para se dedicar a outras atividades. Assim ele pode se dedicar ao atendimento mais solícito dentro da loja.
A Yoobot possui a melhor solução dedicada ao e-commerce
O Yoo Commerce é uma solução dedicada ao e-commerce. O desenvolvimento dele busca otimizar as tarefas repetitivas dentro da sua loja. A plataforma pode ajudar sua empresa a evoluir processos defasados e maçantes durante as etapas de trabalho.
O mecanismo facilita o cotidiano do seu colaborador na gestão de pedidos, entregas, cadastramento de parceiros e emissões de notas fiscais. A solução permite a interligação, por exemplo, com o SAP, ou sua plataforma preferida de e-commerce. O Yoo E-commerce vai transformar sua gestão do e-commerce. Veja mais sobre o Yoo E-commerce ou contate nossos atendentes.
Publicações relacionadas
Preparado para dar um salto tecnológico com sua empresa?
A Yoobot pode ajudar sua empresa a obter sucesso com soluções de ponta para equipes mais produtivas e ágeis.