Yoobot Blog

Artigos e publicações exclusivas!


Como organizar o modelo de trabalho híbrido no retorno das atividades

Por: Caio Santos Em: 27 de agosto de 2021

A vacinação começa a progredir dentro do Brasil. Em meio a pandemia, o home office e o trabalho híbrido surgiram como sistemas para os colaboradores continuarem trabalhando de forma segura. Apesar do prognóstico animador para a retomada, muitas empresas devem continuar com home-office ou trabalho híbrido. Desde que esses sistemas foram implementados, eles mostraram como a presença diária em escritório não é tão necessária.

À medida que avançamos no tempo, as empresas buscam entregar uma melhor qualidade de vida aos colaboradores. Atualmente, as empresas preferem menos horas trabalhadas, mas com mais produtividade. Em estudo realizado pela IDC e Google Cloud, 41% dos entrevistados se sentem mais produtivos durante a pandemia, por conta do uso da tecnologia.

O trabalho híbrido é o futuro nas corporações

No mesmo estudo, 43% das empresas brasileiras já definiram o modelo híbrido como sistema de trabalho para os próximos anos. Agora, os escritórios das empresas ganharam outro significado. Os espaços devem se tornar ponto de encontro para reuniões e eventos. Além de abrigar colaboradores durante a jornada de trabalho híbrida.

Olhando para o futuro, muitas empresas começaram a diminuir seu espaço ou se desfazer de escritórios. O estudo feito pela Gartner estima que em 2022, 31% dos trabalhadores mundiais estarão em regime de home office ou híbrido.

No primeiro semestre do ano passado, a devolução de escritórios bateu recorde em São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto a necessidade de ter um espaço físico diminuiu, os ganhos das corporações aumentaram. Dessa forma, as empresas economizaram nos valores de aluguéis, contas de consumo, insumo e manutenções. Além dos gastos menores como vale-transporte e mão de obra dentro dos escritórios.

O modelo híbrido de trabalho promove um revezamento de dias em que o colaborador precisa ir ao escritório. Alternando de duas a três vezes por semana. O revezamento que o modelo híbrido proporciona à empresa dá poder de criar um sistema para rotatividade de colaboradores. Ou seja, essa fórmula permite administrar a ida dos trabalhadores ao escritório com mais segurança, facilitando a rotação de profissionais em mesas e salas

De acordo com estudo promovido pela JLL, empresa de serviços imobiliários, mostrou que o sistema que possui mais aderência entre entrevistados é o híbrido com 66%. No estudo existiam variações de sistemas híbridos com: Casa e Escritório, Casa e Coworking e Casa, Escritório & Coworking.

Dicas para se adaptar ao sistema híbrido

Após a saída do home office, o sistema híbrido deve fazer parte da nossa rotina de trabalho nos próximos anos. Se acostumar ao retorno aos escritórios, ao menos duas vezes por semana, pode ser desafiador.

Primeiramente é se adaptar a não ter mais o conforto de trabalhar em qualquer local todos os dias. É necessário criar uma rotina para os dias que você for ao escritório, pensando no trânsito e dispositivos que você necessita para trabalhar. Bem como, investir em mochilas com bastante espaço e bolsos para carregar notebooks, fontes e outros acessórios pode ser uma boa escolha.

Ao mesmo tempo, é bom fazer um planejamento de tarefas que você pode fazer nos escritórios. Determine o melhor local de trabalho para fazer suas atividades que necessitam de concentração e fazer reuniões. O escritório pode ser uma alternativa de local calmo para desenvolver essas tarefas.

Nesse sentido, outra opção é marcar com seu gestor os dias da semana que você pode ir ao escritório, assim facilita a sua programação e a da empresa.

Estabeleça o sistema de reserva para a organização do seu escritório

Para organizar a rotatividade de profissionais nos escritórios, a melhor forma é estabelecer um sistema de reservas. O sistema pode ser utilizado para solicitar o uso de salas ou mesas de trabalho.

O sistema de reservas de salas já é conhecido no ramo de coworking e pode ser implementado em seu escritório.  Nesse meio tempo, o mercado do coworking parece ter recebido um gás, após a pandemia. Com a tendência do modelo híbrido e diversas empresas desistindo de ter escritório, logo o espaço de coworking se tornou a melhor opção.

Afinal, o espaço comunitário de empresas se torna atrativo para corporações por ter um custo-benefício melhor.  Muitos espaços possuem ótima internet, salas equipadas e boa localização.

Yoo Space é a solução da Yoobot para organização do trabalho híbrido

A melhor forma de integrar a reserva de salas ou mesas de trabalho do escritório é através da solução do Yoo Space. A solução da Yoobot permite que o colaborador tenha autonomia para fazer as reservas de mesas ou salas de trabalho através de aplicativo no celular.

A solução também funciona para coworking, facilitando que o cliente acesse o sistema e alugue ou reserve salas e mesas. Bem como, o Yoo Space pode também se integrar a plataformas de colaboração, como Cisco Webex, para um atendimento intuitivo e personalizado.

A solução da Yoobot para RH permite a checagem de cálculos das folhas, lançamentos do ponto, validação de acesso aos colaboradores entre outros benefícios. Além disso, a integração dos sistemas, Yoo Space, facilita no monitoramento do modelo híbrido e acessos de colaboradores na empresa. Veja mais sobre as soluções automatizadas para o RH em nosso blog.

Para saber mais sobre nossa solução para trabalho híbrido, Yoo Space, entre em contato conosco.


Pesquisar por Nome:

Tags

#Yoo Space

Publicações relacionadas

Vantagens da automação para a logística 4.0

Vantagens da automação para a logística 4.0:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação contábil: por que investir e por onde começar?

Automação contábil: por que investir e por onde começar?:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação de call centers: como funciona e benefícios

Automação de call centers: como funciona e benefícios:

3 de dezembro de 2020 LEIA MAIS

Preparado para dar um salto tecnológico com sua empresa?

A Yoobot pode ajudar sua empresa a obter sucesso com soluções de ponta para equipes mais produtivas e ágeis.

SAIBA MAIS