Yoobot Blog

Artigos e publicações exclusivas!


Como o RPA pode automatizar a gestão e fluxo de pedidos para e-commerce

Por: Caio Santos Em: 28 de junho de 2021

A Black Week se aproxima e se você ainda não começou seu planejamento para esse ano está atrasado. A movimentação de pedidos na Black Week aumenta exponencialmente. Mas para não sofrer com essa dor de cabeça boa, iremos te ajudar com dicas para melhorar sua gestão e fluxo de pedidos com RPA. 

Para ter uma gestão de pedidos eficiente, você precisa se atentar a todas as etapas que o pedido percorre para entender soluções para a operação.

Atualmente, a forma mais simplificada de gerir seus pedidos é através da ERP. A plataforma reúne dados da empresa, facilitando sua visualização para tomada de decisão. Além da ERP, temos o CRM que compila os dados de seus clientes e torna fácil o manuseio de dados de antigos e novos clientes.

Apesar da tecnologia, ambas as soluções ainda possuem diversas tarefas repetitivas em seu cotidiano. O colaborador passa boa parte do seu tempo fazendo trabalhos repetidos em sua jornada de trabalho 

Para sanar isso, o RPA, Robotic Process Automation, é uma ferramenta para automatização de processos.  Ela se torna fundamental para gerir processos repetitivos. Nessas situações, o colaborador virtual possui a capacidade de simular o trabalho de um humano. O mecanismo torna tarefas maçantes e longas em tarefas simples e rápidas. 

Em pesquisa feita pela Gartner, os analistas esperam que cerca de 90% das empresas no Mundo terão adotado o RPA para processos repetitivos.

A Gartner também vislumbra que até 2025, mais de 90% das empresas terão um arquiteto de automação totalmente dedicado à automatização avançada da gestão, contra menos de 20% hoje. 

O RPA pode se integrar ao ERP, CRM e no atendimento ao cliente, trazendo a transformação digital completa para a área do e-commerce. 

O RPA facilitando a sua gestão de pedidos na Black Week

A automatização de etapas na gestão de pedidos será necessária para seu cotidiano e Black Week. O aumento de pedidos demanda capacidade maior do seu e-commerce em áreas de elaboração de notas, fiscalização de pedidos e comunicação entre as etapas. 

Nesta situação, o RPA pode ser um diferencial da sua empresa para a Black Week deste ano. Segundo estudo de TI Bain, 90% das empresas no varejo estão tomando medidas para implementar a automação.

O ERP contém a capacidade de abrigar diversos dados da sua empresa em uma plataforma, mas necessita ser nutrido manualmente. Para isso, o RPA pode interagir com essa solução, otimizando algumas etapas da gestão.

O lançamento de notas é uma tarefa maçante no cotidiano do colaborador. Ela demanda tempo e atenção do funcionário, mas com a automatização o lançamento se torna uma etapa rápida e simples.

O RPA tem a capacidade de ler a nota fiscal e lançá-la para a plataforma de forma eficiente e assertiva. Disponibilizando flexibilidade para o colaborador atender mais clientes e otimizar sua jornada.

O RPA pode ajudar na gestão de pedidos e monitorar os recebimentos de pedidos. O mecanismo pode analisar as etapas percorridas e como está o fluxo de pedidos. Durante o processo de recebimento de pedido, o robô pode atuar na confirmação de dados e validação de créditos. Além de fazer uma reserva prévia do produto no estoque.  

A implementação da automação pode facilitar o gerenciamento de dados e o cadastramento deles. Dentro do CRM, o robô pode auxiliar seu funcionário na hora do cadastramento do novo cliente ou para buscar o cadastro do cliente em bancos de dados. Além desta vantagem, o RPA pode fornecer todas as informações cadastradas no CRM de forma veloz e eficiente.

O mecanismo também possui alta taxa produtividade  Ele tem a capacidade de trabalhar 24/7 extraindo pedidos e monitorando as etapas seguintes e assim liberando os colaboradores das jornadas aos finais de semanas. 

O RPA possui a capacidade de ser personalizável. Ele deve ser programado para necessidades do seu e-commerce, corrigindo os seus problemas. Ele promove produtividade, qualidade de serviço e auxílio eficiente para seus colaboradores. 

O Yoo E-commerce te prepara para a período de Black Week

O lançamento da Yoobot, Yoo E-commerce, traz a inovação para a gestão do seu e-commerce, o RPA possui a capacidade de interagir com o SAP e outras ERPS no mercado.

O mecanismo facilita o cotidiano do seu colaborador na gestão de pedidos, entregas, cadastramento de parceiros e emissões de notas fiscais. A solução permite a interligação, por exemplo, com o SAP, ou sua plataforma preferida de e-commerce. O Yoo E-commerce vai transformar sua gestão do e-commerce e potencializá-la para o Black Week. Veja mais sobre o Yoo E-commerce ou contate nossos atendentes.


Pesquisar por Nome:

Tags

#Black Week #e-commerce

Publicações relacionadas

Vantagens da automação para a logística 4.0

Vantagens da automação para a logística 4.0:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação contábil: por que investir e por onde começar?

Automação contábil: por que investir e por onde começar?:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação de call centers: como funciona e benefícios

Automação de call centers: como funciona e benefícios:

3 de dezembro de 2020 LEIA MAIS

Preparado para dar um salto tecnológico com sua empresa?

A Yoobot pode ajudar sua empresa a obter sucesso com soluções de ponta para equipes mais produtivas e ágeis.

SAIBA MAIS