Yoobot Blog

Artigos e publicações exclusivas!


Como automatizar a análise de crédito com RPA

Por: Caio Santos Em: 6 de outubro de 2021

O setor financeiro possui diversos setores com burocracia, entre eles, a análise de crédito. A análise de crédito automatizada, diminuem diversas etapas manuais que consomem a rotina do colaborador.

Essa operação reflete em toda estrutura de venda da empresa. A velocidade de analisar o crédito é essencial para que a empresa consiga entregar um serviço eficiente para o seu cliente.

Sem a automatização, o setor de análise de crédito precisa analisar proposta por proposta de forma manual. Dessa forma, a rotina do colaborador é baseada em copiar e colar dados. Além de acessos frequentes para buscar informações dos clientes.

Automatizar o processo muda completamente o patamar de análise dos dados. O RPA proporciona uma inspeção mais rápida e eficiente do que a manual. O robô – como é conhecido o colaborador virtual – reconhece as métricas pré-estabelecidas pelo setor financeiro e analisa a aprovação de crédito.

Como o RPA pode ajudar na análise de crédito

A área de análise de crédito possui uma alta taxa de erros e retrabalhos. Por causa da operação complexa que demanda manuseio de muitos dados e números, erros podem ocorrer ocasionalmente.

Com o RPA, a avaliação se torna mais eficaz e rápida. O colaborador virtual consegue identificar os dados que estão dentro da métrica que o setor propõe para a validação do crédito.

Assim, o colaborador necessita apenas avaliar quais valores são exceções das métricas do sistema. Seu setor pode inserir o sistema antifraude na etapa de análise. O sistema é importante para evitar erros.

A automação consegue ter fácil acesso a diversas fontes de dados. Assim, a aprovação se baseia na comparação entre os dados que o setor possui e o que consta nos sistemas de verificação.

Desta forma, o robô consegue calcular automaticamente se o cliente possui garantias para efetuar o pagamento de, por exemplo, um empréstimo. Além de confirmar a veracidade dos dados fornecidos como nome de empresa, CNPJ e afins.

A empresa pode implementar em conjunto com RPA um sistema de antifraude. Dessa forma, a segurança sobre a análise de crédito é redobrada.

Falando em segurança, efetuar a automação de aprovação de crédito faz a empresa se enquadrar ao LGPD. Por não ter manuseio de humanos e ter um processo estruturado, a empresa consegue informar como as informações do cliente são trabalhadas.

A verificação automatizada reflete diretamente na experiência do cliente. A forma automatizada da verificação de crédito faz a operação ocorrer mais eficiente e rapidamente. Assim o feedback para o cliente se torna quase instantâneo e a experiência dele junto a empresa se torna encantadora.

Automações no setor contábil e fiscal

O mercado de automação no setor contábil e fiscal está em crescimento. Atualmente o RPA fornece diversas tarefas automatizadas para esses setores. A área administrativa possui diversas tarefas que são repetitivas e burocráticas.

Leia também: Automação contábil: por que investir e por onde começar?

A automação promove maior produtividade e eficiência para os colaboradores. No setor administrativo, o RPA pode automatizar toda área de notas fiscais, desde entrada até importação para o seu sistema.

Leia mais sobre nossa case no setor contábil: Automação do setor contábil da Prime Interway

Diversas tarefas do SAP podem ser automatizadas e integradas a outros sistemas através do RPA. Como o ERP, também pode ser automatizado e integrado a outros sistemas que a empresa possua.

A Yoobot tem a melhor solução para análise de crédito automatizada

A Yoobot é desenvolvedora de RPA e possui diversas soluções de automação de tarefas. Nossa empresa possui experiência em automatizar a análise de crédito e podemos elaborar a melhor solução para sua empresa. Para saber mais sobre a análise de crédito automatizada e outras soluções de RPA entre em contato com nosso atendimento.

Perguntas frequentes

O que é RPA?
O RPA, robotic process automation, ou em português, automação de processos robóticos. A solução automatiza tarefas cotidianas repetitivas em sua operação. O robô – como é conhecido o colaborador virtual – consegue fazer tarefas que possuem pouco valor de raciocínio e complexidade.

Como implementar o RPA na sua empresa?
Para implementar o RPA em sua empresa, você precisa ter consciência do que a solução pode te oferecer. Outro passo é estruturar o processo automatizado separando por etapas e criando um fluxograma. E por fim escolher as etapas dentro do processo que serão automatizadas.

O RPA vai substituir o humano?
Não, o RPA não vai substituir o trabalho humano. O RPA é um colaborador virtual que trabalha em conjunto com o colaborador humano, A fusão da força de trabalho resulta em um melhor desempenho da equipe e menos trabalho maçante. A solução permite que seu time foque em resolver problemas mais complexos e elabore estratégias.


Pesquisar por Nome:

Tags

#análise crédito

Publicações relacionadas

Vantagens da automação para a logística 4.0

Vantagens da automação para a logística 4.0:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação contábil: por que investir e por onde começar?

Automação contábil: por que investir e por onde começar?:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação de call centers: como funciona e benefícios

Automação de call centers: como funciona e benefícios:

3 de dezembro de 2020 LEIA MAIS

Preparado para dar um salto tecnológico com sua empresa?

A Yoobot pode ajudar sua empresa a obter sucesso com soluções de ponta para equipes mais produtivas e ágeis.

SAIBA MAIS