Yoobot Blog

Artigos e publicações exclusivas!


Case Yoobot: Automação do rastreamento de entregas da Prime Interway

Por: Thais Batista Em: 9 de março de 2021

Em um mundo cada vez mais dinâmico e digitalizado, o setor logístico lida com pressões para atender o volume de demandas e os prazos de seus clientes. O processo de rastreamento de entregas é parte fundamental de todo o ciclo logístico e sem a tecnologia necessária pode se tornar um problema.

A Prime Interway, uma das maiores distribuidoras de equipamentos de automação no Brasil com mais de 25 anos de mercado, percebeu a necessidade de encontrar uma solução que trouxesse agilidade para seu setor logístico e reduzisse o tempo de resposta aos clientes do status das entregas.

Confira em detalhes o case e como a Yoobot solucionou o problema.

 

O processo antes da automatização

Para cada pedido realizado era emitida uma nota fiscal e uma pessoa do time logístico ficava responsável pela ponte entre a Prime Interway e as transportadoras para consultar o status de entrega e informar aos vendedores para repassarem aos clientes.

A grande queixa era que eles não conseguiam ter as informações em tempo real e ainda dependiam da disponibilidade do funcionário para obter os dados.

Segundo o Gerente da Unidade de Negócios da Prime Interway, Emerson Fonseca: “Em média, por ano, faturamos mais de 17.000 notas fiscais e o tempo gasto em um dia para acessar os portais das transportadoras, fazer a consulta e repassar o relatório era de até 3 horas.”

 

Automatizando o rastreamento de entregas

A Prime Interway veio até a Yoobot com a necessidade de reduzir o tempo de consulta do rastreamento das mercadorias e oferecer informações em tempo real para seus clientes sobre seu status.

Após um estudo de todo o processo, das regras de negócio e das exceções, a equipe da Yoobot desenvolveu o seguinte processo: as transportadoras coletam as notas fiscais do dia, geram o CTE e deixam disponíveis em seus portais. A partir daí, o robô coleta as informações de todos os portais e as deixa disponíveis para consulta pelo próprio cliente.

Emerson Fonseca comenta como foi o período de adaptação do processo: “Como nossos clientes estavam acostumados a solicitar diretamente a nós o rastreamento da entrega, foi preciso educar sobre o novo meio de consulta que agora se dá através do nosso portal.”

 

Os resultados

Antes da automatização do processo, os funcionários gastavam até 3 horas de suas manhãs fazendo a consulta das notas fiscais, cruzando dados e repassando para o setor comercial.

Hoje com a implementação da Yoobot, esse tempo de lançamento caiu para 40 minutos, obtendo uma redução de 77% do tempo. Além disso, o robô executa o processo durante a noite, assim todas as manhãs os dados já estão prontos para serem consultados.

Lucas Machado, que era o responsável pelo antigo processo, comenta: “Antes do projeto com a Yoobot, eu fazia o rastreamento de todas as notas fiscais. Agora eu consigo focar apenas nas exceções e na resolução das pendências que surgem.”

Conclusão

Com as mudanças no processo logístico, a equipe conseguiu otimizar o tempo, focando em tarefas de maior valor agregado, ter mais praticidade, precisão nos dados e obter inteligência do negócio.

Aliado a isso, a Prime Interway também investiu na automatização do processo de entrada de notas de fornecedores do seu setor fiscal e o case completo você consegue ler clicando aqui.


Pesquisar por Nome:

Tags

Publicações relacionadas

Vantagens da automação para a logística 4.0

Vantagens da automação para a logística 4.0:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação contábil: por que investir e por onde começar?

Automação contábil: por que investir e por onde começar?:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação de call centers: como funciona e benefícios

Automação de call centers: como funciona e benefícios:

3 de dezembro de 2020 LEIA MAIS

Preparado para dar um salto tecnológico com sua empresa?

A Yoobot pode ajudar sua empresa a obter sucesso com soluções de ponta para equipes mais produtivas e ágeis.

SAIBA MAIS