Yoobot Blog

Artigos e publicações exclusivas!


4 processos repetitivos que estão deixando seu RH para trás

Por: Thais Batista Em: 19 de fevereiro de 2021

Você profissional de RH conhece bem os processos rotineiros e manuais da área, mas já parou para pensar em como eles impactam sua empresa?

Na era da digitalização, as empresas que não se atualizam acabam sendo ultrapassadas por aquelas que investem em novas tecnologias, já que essas terão maior produtividade e menor tempo de resposta.

Neste artigo vamos listar cinco processos da rotina de RH que podem trazer ineficiência e custos para as empresas.

 

4 processos repetitivos do setor de RH

 

1- Papelada de admissão e demissão

O processo de admissão e demissão de colaboradores é um dos mais rotineiros no setor de RH e, também, um dos mais burocráticos e repetitivos.

O tempo que um profissional leva para preencher formulários, reunir documentos, digitalizar, arquivar e cadastrar o funcionário em sistemas poderia ser otimizado se todo esse processo fosse digitalizado.

Existem sistemas que se integram aos sistemas da empresa para colher e arquivar dados, agendar exames, cadastrar sistema de ponto, solicitar benefícios, entre outros.

Com isso os profissionais de RH podem otimizar seu tempo para focar em atividades estratégicas, reduzir a quantidade de papel, ganhar agilidade e reduzir erros que geram custos trabalhistas.

 

2- Cálculos da folha de pagamento

O período de fechamento de folha é uma grande correria no setor de RH o qual inclui pegar os relatórios de ponto, fazer cálculos, descontar férias, solicitar aprovação de pagamento, entre outros.

É outra atividade que também demanda tempo e precisão, pois um pequeno erro pode trazer problemas para a empresa como custos trabalhistas, além da burocracia e do estresse para ambas as partes.

Com a tecnologia todo esse processo pode ser automatizado de acordo com as especificações trabalhistas e, em casos excepcionais, o profissional de RH é notificado para tomar as providências necessárias.

 

3- Gestão de documentos

Outra grande dificuldade do setor é a gestão e segurança de documentos importantes para a empresa, principalmente os judiciais. Então como garantir que esse grande volume de documentos que se acumulam pelos anos seja de fácil acesso?

Através de sistemas integrados, cada processo realizado é armazenado com segurança e de forma organizada para facilitar a busca e evitar perda de qualquer informação importante.

 

4- Mudanças nas legislações

De tempos em tempos as leis trabalhistas sofrem alterações que podem impactar os aspectos legais da empresa, por isso o profissional precisa estar sempre atento.

As tecnologias hoje conseguem se adaptar a essas mudanças através de pequenas atualizações, assim as empresas garantem o cumprimento das leis, tranquilidade para o profissional de RH e maior satisfação para o colaborador.

Conclusão

Vemos que a digitalização do setor de RH já é uma realidade e isso tem ganhado força, principalmente pelas mudanças na forma de trabalho. Muitas empresas sentiram o impacto do trabalho remoto devido à falta de processos digitalizados e tiveram que buscar alternativas para se adaptarem.

Muitos especialistas apontam que essa mudança no trabalho veio para ficar, porém a dúvida de muitos gestores é: por onde começar?

Cada empresa terá uma necessidade diferente, algumas começam por processos mais críticos, outras por processos menores para ter um período de adaptação. Em ambos os casos é preciso fazer uma avaliação entre a empresa que irá oferecer o serviço e a equipe interna que irá atuar no processo.

Se você quer conhecer o assunto mais afundo, confira nosso ebook 11 processos de RH que podemos ser automatizados.


Pesquisar por Nome:

Tags

Publicações relacionadas

Vantagens da automação para a logística 4.0

Vantagens da automação para a logística 4.0:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação contábil: por que investir e por onde começar?

Automação contábil: por que investir e por onde começar?:

24 de novembro de 2020 LEIA MAIS
Automação de call centers: como funciona e benefícios

Automação de call centers: como funciona e benefícios:

3 de dezembro de 2020 LEIA MAIS

Preparado para dar um salto tecnológico com sua empresa?

A Yoobot pode ajudar sua empresa a obter sucesso com soluções de ponta para equipes mais produtivas e ágeis.

SAIBA MAIS